Marianne Walviesse
Cuidados com a bateria

Poucas pessoas sabem que a bateria do carro também requer alguns cuidados especiais. Ela é basicamente a fonte de energia do veículo, ou seja, as travas, o localizador, o alarme, todos dependem do seu bom funcionamento. Sem os devidos cuidados, o carro pode até sofrer uma pane elétrica e acontecer o pior: ele não vai ligar.
Hoje a maioria dos veículos possuem bateria de carro 60 amperes, porém isso não isenta o motorista de verificar a amperagem adequada para seu carro. Na realidade essa informação é primordial na hora da compra de uma nova bateria. Veja abaixo algumas dicas:
1) O momento em que a bateria é mais necessitada é no momento em que ligamos o carro, por isso que antes de desligar o veículo é importante desligar também os equipamentos que dependem dela para funcionar, como por exemplo:
- Rádio
- Ar-condicionado
- Acendedor de cigarros
- Faróis
Desse jeito, quando for ligar o carro novamente, a bateria não será tão exigida.
2) A parte elétrica também pode ser danificada enquanto o carro estiver desligado! Verifique se desligou os faróis e lanternas, evite deixar ligado o rádio e luzes internas ou algum equipamento que precise de recarga durante um longo período de tempo.
3) Esteja atento e verifique se as capinhas que protegem os terminais estão em bom estado, elas impedem que objetos metálicos entre em contato e evitam até um curto-circuito.
4) É aconselhável ter um Auxiliar de Partida para casos de urgência quando a bateria descarregar, porém esse não é um acessório de baixo custo. Para que você não fique na mão, pelo menos tenha um Cabo Chupeta e conte com a ajuda de algum bom samaritano.
5) Se você é um daqueles motoristas que gostam de caprichar no sistema de som, colocar travas e alarmes mais sofisticados e GPS, observe antes a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador, e se for necessário, faça a troca por uma mais resistente de acordo com o seu veículo.