Marianne Walviesse
Mitos e Fatos sobre carros
Atualizado: 21 de set. de 2019

Nesse post vocês vão ver os Mitos e os Fatos que rondam o meio automobilístico! Fica ligado nas dicas abaixo:
Aquecer motor em dias de frio: MITO!
Essa era uma prática antiga, mas nos carros atuais não é mais necessário devido aos novos modelos de injeção eletrônica, bombas de óleo e combustível. A lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida.
Descer ladeira em ponto morto economiza combustível: MITO!
Na realidade ocorre exatamente o contrário, existe um maior consumo de combustível. De acordo com Rubens Venosa, consultor do AutoEsporte, "isso acontece devido ao sistema de injeção eletrônica entender que o carro está em marcha-lenta, o que resulta num pedido de combustível maior por parte do sistema ", explica.
Carro quando está mais pesado consome mais combustível: FATO!
A matemática é óbvia, quanto mais pesado o carro está, mais o motorista deverá acelerar, causando o gasto maior do combustível. Mas cuidado, o excesso de peso pode ocasionar danos nas molas e amortecedores!
Carros a gás são mais econômicos: FATO!
Esse é um fato comprovado, carros GNV são mais econômicos! O preço é mais acessível, os carros GNV rodam mais quilômetros por litro de combustível, é possível conseguir redução no IPVA, a troca de óleo é reduzida e existe a economia de poluentes no meio ambiente.
Motor flex vicia em um combustível: MITO!
O motor de carros flex foi projetado justamente para funcionar com os dois tipos de combustível: gasolina e/ou etanol. Essa história que o motor “se acostuma” com um combustível é mentira.