top of page
Buscar
  • Foto do escritorD'Lemos Auto Peças

Como Identificar Combustível Adulterado


Seu carro começou a apresentar algum problema não identificado? Lembrou que durante a semana quando foi abastecer, resolveu economizar um pouco? Cuidado, ele pode estar com combustível adulterado! O sintoma mais perceptível é a falta de potência, quando você começa a sentir que precisa pisar mais fundo no pedal para alcançar uma velocidade maior, é sinal de que tem alguma coisa errada.


Veja abaixo outras maneiras de identificar se seu carro está com combustível adulterado:


Falha na partida

A falha na partida pode ser o primeiro sintoma a ser percebido, embora essas falhas não necessariamente signifique problema com o combustível. Vale a pena ficar atento a isso principalmente se você mudou de local de abastecimento.


Consumo elevado

O consumo varia de acordo com o uso do veículo e o estilo de condução. Porém, se você mudou de posto de combustível e o consumo aumentou, pode ser um indício de adulteração.


Óleo contaminado

Se o óleo que saiu do cárter estiver contaminado, com mudanças nas características esperadas, também pode ser por causa do combustível adulterado. Neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.

Luz de alerta do motor

O combustível adulterado pode ser uma das indicações de anomalia no sistema de injeção eletrônica, por isso a luz de alerta do motor pode acender. Claro que esta não é a única razão que a faça acender. Mas, se isso acontecer logo depois que você abasteceu o carro, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto.


Carro “tossindo” e “engasgando”

Se o carro estiver dando pequenas engasgadas, ou seja, pequena falhadas nas quais parece que o motor vai morrer, também é sinal de o combustível no tanque pode estar adulterado.


Os sinais não demoram muito a acontecer, aconselhamos que estejam sempre atentos aos indícios que o carro demonstra. Solicite sempre a nota fiscal ao abastecer, se seu carro apresentar qualquer problema e vir a ser confirmado que foi o combustível, você poderá entrar com uma ação no Procon contra o posto.

E para que o carro não rode com combustível adulterado e sofra mais danos ainda, vá até uma oficina mecânica de sua confiança e peça para esvaziar o tanque, assim você poderá encher novamente com um combustível de qualidade.

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page