top of page
Buscar
  • Foto do escritorD'Lemos Auto Peças

Os perigos de dirigir ao celular

Atualizado: 7 de out. de 2019



Falar sobre os perigos do uso do telefone ao dirigir pode parecer muito repetitivo, mas infelizmente essa é uma das ações que mais causam acidentes. Esse hábito de priorizar a resposta do grupo de Whatsapp ao prestar atenção no trânsito está tornando a prática da direção quase impossível, é extremamente perigoso e lamentavelmente tem feito vítimas fatais.

O uso de celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada gravíssima, sendo passível de multa, além de render 7 pontos na carteira de habilitação. Mas isso parece não inibir os motoristas, visto que de acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil.

Percebendo isso, muitas montadoras já começaram a modificar seus painéis, para que eles possuam tecnologia para conectar com Smartphones sendo usado o comando de voz, diminuindo a necessidade do motorista desviar a atenção o tempo todo para o telefone.


Ainda que o carro não possua esse tipo de tecnologia mencionada acima, acessórios para fixar o telefone no próprio painel ganham força no mercado, uma vez que a maioria dos Smartphones atualmente contém a ferramenta do comando de voz.

Mesmo com o número de acidentes causados pela distração do motorista, também existem pedestres que podem atrapalhar o trânsito quando não prestam atenção nas travessias, e acabam causando atropelamentos.

Não podemos impedir com que as pessoas usem seus celulares quando estão na rua, muitos trabalham, estudam e resolvem problemas pessoais diante da facilidade de seu uso, o que precisamos ter é a consciência de onde ele é usado.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page